Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

Sessão Solene marca os 40 anos da 15ª Subseção da OAB

Uma noite emocionante e de muitas histórias. Assim pode ser traduzida a sessão solene, realizada na última quinta-feira (12/03), em homenagem aos 40 anos da 15ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Uma noite emocionante e de muitas histórias. Assim pode ser traduzida a sessão solene, realizada na última quinta-feira (12/03), em homenagem aos 40 anos da 15ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Contando com presenças ilustres, como a do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (CAARJ), Marcelo Oliveira, que representou o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, do vereador Maxwell Vaz, representando a Câmara Municipal de Macaé, do Tenente Coronel Eric Alves, representando o 9º Grupamento de Bombeiro Militar, do comandante do Forte Marechal Hermes, Major Daniel Tenembaum da Silva, do delegado de Polícia Federal, Júlio Cesar Ribeiro, do Comodoro do Iate Clube Macaé, Marcelo Brasileiro e do juiz Wycliffe de Melo Couto, da 1ª Vara Criminal de Macaé.

Inicialmente, a solenidade contou com a entrega de carteiras da OAB aos novos advogados e estagiários, que puderam recebê-las de familiares presentes. Em seguida, foi passada a palavra ao presidente da CAARJ, Marcelo Oliveira, que ressaltou a importância da OAB para toda a sociedade. “Cada instituição possui o seu papel e a sua missão. Neste sentido, cabe a OAB contribuir para a defesa da legalidade. Por isso, ela opina sobre os mais diversos assuntos e está presente nas principais lutas. Essa é uma instituição que defende o progresso e os que recebem a carteira também são representantes desta entidade, que não se furta a sua missão”, afirmou.

Com relação aos 40 anos da Subseção, Marcelo se mostrou honrado em poder participar de tão importante comemoração. “Este é um momento de dupla alegria: primeiro pelos 40 anos da 15ª Subseção e, segundo, por ter descoberto que a OAB Macaé foi fundada exatamente 100 anos após o nascimento de Myrthes Campos, macaense e primeira advogada do Brasil. Se hoje as mulheres ainda encontram dificuldades, imagina no tempo em que ela conquistou o seu diploma. É algo que deve ser lembrado e extremamente valorizado”, considerou.

Diploma de Mérito 40 anos da 15ª Subseção

No ponto alto do importante evento, foi realizada a entrega do Diploma de Mérito 40 anos da 15ª Subseção da OAB, com o objetivo de homenagear os advogados fundadores da instituição (inclusive in memorian), bem como os presidentes do Conselho Seccional e demais pessoas, que contribuíram para a criação da Subseção e também para a efetiva implantação, como forma de eterno agradecimento.

Visivelmente emocionado, Ronaldo Fontes Linhares, primeiro presidente e fundador da 15ª Subseção da OAB, contou um pouco das lutas e conquistas da entidade. “A nossa instituição foi a grande responsável pela instalação dos dois fóruns em Macaé, participamos também da transformação da Companhia de Polícia em Batalhão de Polícia Militar, contribuímos para a criação da comarca Quissamã/Carapebus, contribuindo também com os Juizados Especiais. Além disso, tudo o que acontece em prol do advogado na nossa região se deve aos presidentes que já passaram por esta casa e toda a sua diretoria”, destacou.

Fechando o evento, o presidente da 15ª Subseção da OAB, François Pimentel, pontuou a importância da data, que é um marco na história da instituição. “Este é um dia em que temos muito o que comemorar. Não há como celebrar os 40 anos da nossa Subseção sem lembrar os ex-presidentes que se empenharam e se doaram sem nada receber, em prol desta tão importante casa. Tenho muito a agradecer aos funcionários, que nos acompanham diariamente, e também a nossa diretoria, que também se dedica a esta missão”, declarou.

Por fim, François informou que, neste ano, a 15ª Subseção está empenhada em oferecer soluções e capacitar os advogados mediante o processo eletrônico, que já está implantado e em vigor. “O Peticionamento Eletrônico é uma realidade e precisamos estar ao lado do advogado, oferecendo todo o suporte necessário para que ele consiga exercer a advocacia da melhor maneira possível. Estamos empenhados neste processo”, concluiu o presidente da 15ª Subseção da OAB.

Confira os nomes dos homenageados durante a Sessão Solene pelos 40 anos da 15ª Subseção da OAB:

RONALDO FONTES LINHARES – Primeiro Presidente

EDWIN WYTT – Primeiro Vice Presidente, in memorian

RODOLPHO ANTONIO DE OLIVEIRA – Primeiro Secretário, in memorian

GERALDO LUÍS OSÓRIO – Primeiro Tesoureiro

ABILIO DE SOUZA, in memorian

ANTONIO GERALDO MIRANDA, in memorian

ALBERTO RAMIREZ DA COSTA

BENEDITO CARLOS FERREIRA, in memorian

CARLOS AUGUSTO RAMOS FILHO, in memorian

CLÁUDIO MOACYR DE AZEVEDO, in memorian

HERVÊ FREITAS DE BRITO, in memorian

HAMILTON PESSANHA PAES, in memorian

ILTAMIR HONÓRIO DE ABREU, in memorian

LUIZ FERNANDO DE ALMEIDA GOMES

MARLO FABIANO SEIXAS, in memorian

MARLENE BRASILEIRO MARTINS, in memorian

MARCO ANTONIO RIBEIRO BENJAMIN

MARIA JÚLIA MACHADO PORTO

PERY GONÇALVES DOS SANTOS, in memorian

ROSANE TEIXEIRA ALVES, in memorian

VANDA DE ASSIS BRAUER

WALDEMAR ZVEITER – Presidente do Conselho Seccional

ELLIS HERMYDIO FIGUEIRA – Presidente do Conselho Seccional

HARIBERTO MIRANDA JORDÃO FILHO, Conselheiro

MIRTHES DO AMARAL, Primeira servidora

VALDECI BARROS SIMÕES, Presidente da Câmara Municipal de Macaé

Fonte: 15ª Subseção - Ive Talyuli
Créditos da foto: Renato Martins/Azul Limão