Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

3ª Vara do Trabalho é inaugurada em Macaé

O presidente da Subseção, François Pimentel e vários advogados estiveram presentes na solenidade


Após muitas reivindicações de vários setores da sociedade civil, notadamente da 15ª Subseção da OAB, finalmente foi inaugurada na manhã da última quinta-feira (18/12), a 3ª Vara do Trabalho, juntamente com o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), instalados no Tribunal Regional do Trabalho no município de Macaé. O presidente da Subseção, François Pimentel e vários advogados estiveram presentes na solenidade.

Durante a cerimônia de inauguração, o desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond, lembrou os desafios do pioneirismo do TRT/RJ, que instalou o sistema em todas as 82 Varas da Capital já em 2013. “Enfrentamos problemas, resistências, mas hoje ninguém quer voltar ao processo físico. A OAB/RJ, através do seu presidente Felipe Santa Cruz, teve um papel fundamental de apoio a esse processo de implantação”, ressaltou o presidente do TRT/RJ.

A 3ª Vara de Macaé é a 11ª Vara do Trabalho instalada, resultado da Lei Nº 12.656, de 05 de junho de 2012, que criou 12 VTs no Rio de Janeiro. “Acompanhamos de perto a instalação da 3ª Vara de Macaé e esta é uma grande conquista para a nossa região, que está sendo beneficiada também com a instalação do processo eletrônico. Neste sentido, a 15ª Subseção se compromete a realizar um projeto de capacitação junto aos advogados da nossa região, para que eles estejam aptos a trabalhar com o novo sistema a partir do ano que vem”, destacou François Pimentel.

A 3ª Vara do Trabalho de Macaé chega em boa hora, devido ao quantitativo de processos que tramitam nas VTs da cidade. Atualmente, o sistema de dados utilizado pelo TRT/RJ, e-Gestão, apontou uma média de 3.935 casos novos recebidos por distribuição ou redistribuição na jurisdição de Macaé, no período entre 2011 e 2013. Para 2014, a projeção é de 6.587 novos casos, o que representa um aumento de 67,4% na movimentação processual.

A nova Vara do Trabalho funciona no mesmo local que abriga as outras duas VTs, na Rua Capitão Luís Belegard, 209, no bairro Imbetiba. O objetivo é distribuir melhor o grande quantitativo de processos abarcados pela jurisdição de Macaé, que abrange também os municípios de Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã.

Fonte: 15ª Subseção- Ive Talyuli
Créditos da foto: 15ª Subseção da OAB