Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

OAB e Ajufe discutem melhorias no judiciário brasileiro

A pauta do encontro foi a criação dos novos Tribunais Regionais Federais e a valorização da carreira de magistrado


O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, reuniu-se nesta segunda-feira com Nino Oliveira Toldo, presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil). A pauta do encontro foi a criação dos novos Tribunais Regionais Federais e a valorização da carreira de magistrado.

Segundo Marcus Vinicius, a OAB e a Ajufe estão juntas nas duas campanhas, que "representam a constante melhoria de nosso judiciário e, por consequência, da advocacia". "A criação dos novos TRFs, no Paraná, em Minas Gerais, na Bahia e no Amazonas, deixará a Justiça mais próxima do cidadão", afirmou o presidente da OAB no encontro. Para Toldo, os novos tribunais facilitarão o acesso ao judiciário e a distribuição de processos.

A criação dos novos Tribunais Regionais Federais deve ser decidida ainda neste ano. Em 2013, uma liminar do Superior Tribunal Federal suspendeu o processo de abertura dos novos TRFs.

A Ordem dos Advogados do Brasil considera importante a reivindicação dos magistrados por melhorias na carreira. "A valorização da carreira aumenta a efetividade de jurisdição e tem apoio da advocacia", disse o presidente do CFOAB. "Um juiz federal pode ficar até duas décadas sem reajuste, o que pode desestimular novos talentos na área." Para Toldo, a magistratura valorizada é fundamental para a democracia e essencial para a advocacia.


Fonte: Conselho Federal