Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 25 de Janeiro de 2021

COMUNICADO DE PEDIDO DE RENÚNCIA AO CARGO DE PRESIDENTE DA 15ª SUBSEÇÃO DA OAB/RJ

DO PEDIDO DE RENÚNCIA AO CARGO DE PRESIDENTE DA 15ª SUBSEÇÃO DA OAB/RJ


EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SEÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

FABIANO LIMA PASCHOAL DE SOUZA, brasileiro, casado, inscrito na OAB/RJ, sob o n. 146.471, residente e domiciliado nesta cidade, vem respeitosamente expor e requerer o seguinte:

DO PEDIDO DE RENÚNCIA AO CARGO DE PRESIDENTE DA 15ª SUBSEÇÃO DA OAB/RJ

Em junho de 1992 comecei a trabalhar na OAB Macaé como office boy; e após concluir quatro anos de estágio, fui admitido como funcionário no quadro da Entidade em 1996 para, assim, prosseguir minha vida profissional. Esse foi meu primeiro emprego.

Como funcionário, desenvolvi quase todas as funções na Entidade, junto a valorosos amigos/funcionários e, desde então, decidi que, igualmente, seria um advogado - após diversos conselhos recebidos de advogados e advogada, que classifico como verdadeiros amigos. E, quem sabe um dia, até seria o presidente da Entidade.

Tempos depois, com a força de Deus e de todos, iniciei a graduação na cidade de Campos dos Goytacazes para, tempos depois, após conclusão do curso e aprovação em exame de ordem, diante de uma decisão bem pensada e difícil, solicitar meu desligamento dos quadros da Entidade (em setembro de 2010), onde trabalhava já há 18 anos e, assim, dedicar-me exclusivamente à Advocacia.

No entanto atendendo a pedidos decidi, em 2015, aceitar o desafio de me candidatar ao cargo de presidente da 15ª Subseção da OABRJ, concorrendo com outras duas chapas, para que, a democracia permitindo, desenvolver um trabalho ao longo do triênio, com uma equipe formada de abnegados colegas na busca dos anseios da nossa Entidade.

Venceu a democracia! Fomos eleitos e desde então iniciamos um trabalho em toda a circunscrição da 15ª Subseção, composta dos municípios de Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã, levando a OAB para a Classe e também para a Sociedade, em todos os níveis de atuações. Em pronta resposta, cumprimos 43 promessas de campanha, ao longo do mandato (todas estas ações estão descritas no site da Entidade www.oabmacae.org.br/palavra-do-presidente.php

Ao passo que, após esse trabalho, novamente fomos convidados para continuar, pois o trabalho não poderia parar! O que nos levou a concorrer novamente ao segundo mantado, nas eleições de 2018, quando fomos reeleitos com quase 75% de aprovação. Desde então esse trabalho vem acontecendo, graças ao destemor de todos que compõem nossa administração (Diretoria, Conselho, Comissões, Delegados, Assessores, Funcionários, ESA e Ex-Presidentes), além daqueles que sempre ajudaram direta e indiretamente nessa constante jornada, com apoio incondicional da nossa OAB/RJ.

Neste segundo mandato, continuamos no desafio constante de levar mais benefícios à classe, e aproximando cada vez mais os advogados da ORDEM, a partir de comunicações diárias de todos os atos da Subseção por e-mails, site, reuniões, eventos festivos, Facebook, WhatsApp, entre outros. E, embora num ano atípico, ante a pandemia do Covid-19, destacamos duas grandes conquistas, dentre tantas outras realizações, sempre com o apoio de todos e todas que fazem parte da nossa admiração, atrelado ao apoio incondicional da OAB/RJ: elevação da comarca de Macaé à Entrância Especial; e a construção do Prédio das Varas do Trabalho, esta já pronta, na iminência da inauguração.

Entretanto, em meio ao costumeiro trabalho da nossa equipe, levando a OAB diariamente aos municípios que compõem a nossa admiração, “com um trabalho humanizado” (palavras de um advogado), sem barreiras, com comunicação direta com a presidência da Entidade, recebi um convite de uma pessoa que conheço desde os meus 10 anos de idade, para contribuir em prol da nossa cidade de Macaé na procuradoria do município, do meu amigo e agora prefeito Welberth Rezende, este também advogado.

Indubitavelmente, outro desafio na minha vida, que tem sido pautada de desafios, vindo de uma família humilde de nossa cidade, filho de pai pedreiro e mãe doméstica, já falecidos; com dois irmãos igualmente falecidos. Sempre me pauto na ética e confiança em Deus quanto aos planos traçados para a minha vida e de minha família; assim decidi aceitar mais esse desafio, ante difícil decisão de pedir renúncia ao mandato.

Não posso deixar de registrar o carinho e a admiração por todos e todas que compõem nossa administração que, após reunião on line me apoiaram nessa decisão (Diretoria, Conselho, Comissões, Delegados, Assessores, Funcionários, OAB/RJ, ESA e Ex-Presidentes). Tenho a certeza que esse trabalho até aqui desenvolvido prosseguirá com a mesma força, com pessoas por demais capacitadas e que nutrem da minha total confiança, na liderança, agora, da Dra. Ana Agleice Poncio, que por dois mandatos, como vice-presidente, é conhecedora dos anseios da classe e sociedade.

Servi minha Entidade e meus colegas e, com a permissão de Deus, da melhor forma possível, diariamente, com interlocução direta com todos e todas, independente de hora e lugar, e continuarei servindo, da mesma forma, sempre. Independentemente de onde esteja, contactando, prontamente e com a mesma disposição, tentarei contribuir de alguma forma. Agora com a mesma pujança, estarei contribuindo com todo o Município de Macaé.

Muito obrigado a todas e todos. Deus abençoe. Vamos superar essa pandemia.

Macaé, RJ, 01 de janeiro de 2021.

Fabiano Lima Paschoal de Souza
OAB/RJ 146.471