Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

OAB de Macaé e lideranças políticas participam de audiência no TRT

pedido pela 3ª Vara do Trabalho é um pleito de advogados e trabalhadores diante da incapacidade das duas varas atuais suportarem os altos números de processos.


Fonte: Jornal O Debate - 19/04/2011
A imediata criação da  3ª Vara do Trabalho no município de Macaé, que atenderá também aos municípios de Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus. Essa foi a principal pauta da reunião ocorrida ontem no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.
 Tal reunião foi capitaneada pela OAB-Macaé, através da presidenta Andrea Meirelles, e também contou com a participação dos vereadores macaenses Igor Sardinha (PPS) e Danilo Funke (PT), do procurador do município de Conceição de Macabu Otávio Júnior e do diretor do Sindipetro-NF Marcos Breda. “Nosso objetivo foi mostrarmos ao tribunal o quanto é fundamental para toda a região mais uma vara de trabalho, já que temos uma demanda absurda”, disse a presidente da OAB-Macaé, Andrea Meirelles, que também fez questão de tecer críticas sobre a indefinição de um Juiz Titular para a 1ª Vara do Trabalho, que se arrasta por mais de dois anos, e que prejudica enormemente a rotina cartorária, ante a diversidade de entendimentos.

O pedido pela 3ª Vara do Trabalho é um pleito de advogados e trabalhadores diante da incapacidade das duas varas atuais suportarem os altos números de processos.
A sobrecarga de demandas a que as duas varas do trabalho já existentes estão submetidas, já maior do que a média das varas da capital, tende a aumentar na proporção  do crescimento da indústria do petróleo na jurisdição, em franca expansão com a questão do inicio das explorações na camada do pré-sal. “É nesse quadro que se torna fundamental criação da 3ª Vara do Trabalho, já autorizada pelo Conselho Superior  da Justiça do Trabalho. O quadro atual só serve para dificultar a vida dos advogados e trabalhadores da região”, disse o vereador macaense Igor Sardinha.
Demonstrando estar sensível ao pleito da comitiva, o vice presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, o Desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond, prometeu empenho na solução dos problemas levantados. 
Importante lembrar que a criação da 3a. vara do Traqbalhoo também deverá ser objeto de apreciação pelo Congresso Nacional