Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

OAB E SUA FUNÇÃO SOCIAL - PL DOS PLANTÕES MÉDICOS

A finalidade primeira da instituição é a defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito, dos Direitos Humanos e da Justiça Social.


O Estatuto que estabelece e regulamenta a OAB, Lei 8906/94, define como finalidade primeira da instituição a defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito, dos Direitos Humanos e da Justiça Social.

Esses valores não são palavras vazias, mas conquistas da sociedade brasileira. Por exemplo, o compromisso com o Estado Democrático de Direito é definido pela própria Constituição, logo em seu preâmbulo, não como um fim em si, mas como instrumento cuja finalidade é garantir ao povo brasileiro direitos sociais e individuais, liberdade, segurança, bem-estar, desenvolvimento, igualdade e justiça.

No que diz respeito à saúde, a Constituição a define como direito social, um direito humano fundamental (artigo 6º), de competência comum da União, Estados e Municípios (artigos 23, Inciso II, 24, XII, e 30, VII).

Assim, por obrigação legal, a OAB está comprometida com a defesa do Estado Democrático de Direito e, por estarem incluídos nas finalidades deste, também com as lutas para que se tornem realidade os direitos sociais, incluída a saúde pública.

A OAB, portanto, está absolutamente legitimada para o debate da proposta de lei municipal que obrigue hospitais, prontos-socorros e Unidades Básicas de Saúde locais, que prestem atendimento médico em plantão, a divulgar os nomes dos plantonistas.  

Esse não é um debate estranho à OAB. Com exatamente a mesma lógica e coerência a Ordem luta há décadas pela presença obrigatória de magistrados, membros do ministério público e defensores públicos em seus locais de trabalho.

Além disso, em se tratando de serviços públicos, sejam eles de saúde ou jurídicos, a obrigação da presença dos respectivos profissionais não é mais do que a observância aos princípios da moralidade e publicidade, fixados pelo Artigo 37 da Constituição.

Seria mesmo de se estranhar qualquer eventual repúdio à proposição de se estampar, nos locais de plantão, os nomes dos plantonistas.  Até porque, o Projeto de Lei dos Plantões é absolutamente coerente com o que preceitua o novo Código de Ética Médica que entrou em vigor em 2010, vejamos:

 “Art. 7º Deixar de atender em setores de urgência e emergência, quando for de sua obrigação fazê-lo, expondo a risco a vida de pacientes, mesmo respaldado por decisão majoritária da categoria.

Art. 8º Afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo temporariamente, sem deixar outro médico encarregado do atendimento de seus pacientes internados ou em estado grave.

Art. 9º Deixar de comparecer a plantão em horário preestabelecido ou abandoná-lo sem a presença de substituto, salvo por justo impedimento.

Parágrafo único. Na ausência de médico plantonista substituto, a direção técnica do estabelecimento de saúde deve providenciar a substituição.”

Nosso apoio ao anteprojeto é absolutamente proporcional á grandeza, coragem e desprendimento que caracterizam e sempre caracterizaram a categoria dos médicos. Os médicos, mais do que qualquer outro segmento, sabem o real valor desse tipo de medida para a população. Sabem o quanto pode implicar em melhoria de suas próprias condições de trabalho, e em geração de mais postos de trabalho.

Sabem ainda, os médicos, que a transparência em seus plantões somente contribuirá para que a população tenha uma imagem ainda melhor dessa categoria que escolheu, para si, cuidar da essência do bem comum.

Os Médicos, antes de todos os demais, mesmo sem lei municipal que o disponha, têm compromisso ético com a melhoria dos padrões de serviços, com o atendimento de emergência e urgência, e com o comparecimento em seus plantões. São verdadeiros heróis, quase em regra, colocando seu trabalho a frente de sua vida pessoal.

A OAB/Macaé, portanto, no desempenho de suas atribuições legais, vê no referido anteprojeto de lei total coerência com o Código de Ética Médica, com a Constituição da República, e reconhece que o mesmo atende aos interesses não apenas da população, mas da própria categoria Médica.

E é exatamente por isso, que sendo instada a se pronunciar sobre o Anteprojeto de Lei dos Plantões, por coerência com os seus princípios, e compromisso com a defesa dos direitos sociais e do Estado Democrático de Direito, declarou publicamente o seu apoio ao que pode se tornar a primeira de Lei de iniciativa popular da história de Macaé, e que já conta com mais de 7 mil assinaturas.

INTEGRA DO PROJETO DE LEI (fonte: www.leidosplantoes.com.br):

DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE FIXAÇÃO DE QUADRO INFORMATIVO COM NOME, REGISTRO E ESPECIALIDADE DE PROFISSIONAL MÉDICO NOS LUGARES EM QUE ESPECIFICA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Autor: IGOR SARDINHA

Art.1º Fica obrigatória, em todos os hospitais,prontos-socorros e Unidades Básicas de Saúde sediadas no município, sejam eles da rede pública ou não, a fixação de quadro informativo sobre todos os médicos que naquela respectiva unidade trabalhem.

Art.2º Devem conter no quadro informativo, obrigatoriamente, as seguintes informações de cada um dos médicos:


I - Nome completo;
II – Número de registro no órgão profissional;
III – Especialidade;
IV – Dias e horários dos plantões.

Art. 3º A fixação do quadro será na sala de espera principal, em local visível e de fácil acesso.

Art. 4º O Executivo regulamentará a presente lei no prazo de 90 (noventa) dias, em especial no que tange aos aspectos procedimentais e de formalização.

Art. 5º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Macaé, 29 de dezembro de 2009.

 



Desconto para Novos Advogados

Entidades Credenciadas para Estágio

Benefícios CAARJ e OAB-RJ

Eixo BEM-ESTAR em Macaé