Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 02 de Setembro de 2020

Setembro Amarelo: 15ª Subseção OABRJ pela vida!

Mês de Prevenção do Suicídio. A 15ª Subseção da OABRJ apoia o movimento "Setembro Amarelo", de prevenção ao suicídio.


Iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha acontece no Brasil desde 2015. O mês é escolhido pois, mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IAPS) vincula ao dia 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. A prevenção, portanto, é fundamental para reverter esse quadro, garantindo ajuda e atenção adequadas.

O Setembro amarelo busca estimular que as pessoas percam o medo de falar sobre o assunto, compartilhem informações, conscientizem os amigos, estimulem o diálogo e tirem, assim, o assunto da invisibilidade.

Porém, o CVV frisa que os problemas pessoais que levam as pessoas a porem fim à própria vida podem ser muito complexos, por isso é importante que amigos, familiares e colegas procurem o diálogo e saibam identificar os sinais dessa intenção, mas sempre orientando a pessoa a entrar em contato com o próprio Centro de Valorização da Vida, que tem uma central de apoio, ou a algum profissional habilitado para lidar com a situação.

A central de apoio emocional e prevenção do suicídio do CVV atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. O contato pode ser feito através do site do CVV (https://www.setembroamarelo.org.br) ou pelo Disque 188. Todos pela vida. Falar é a melhor solução!