Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

OAB Macaé comemora bom ano em 2010 e projeta 2011

O ano em que a Ordem dos Advogados do Brasil completou 80 anos, a 15ª Subseção em Macaé passou por diversas mudanças.


Jornalista: Carlos Fernandes
Publicado em 17.01.2011 às 17h38 - Jornal O Diário da Costa do Sol


A inauguração, no ano passado, da nova sede da OAB Macaé, funciona no bairro Imbetiba

O ano em que a Ordem dos Advogados do Brasil completou 80 anos, a 15ª Subseção em Macaé passou por diversas mudanças. Uma nova diretoria, com novas prerrogativas, novas parcerias e, é claro, uma nova sede. A diretoria, eleita para o triênio 2010/2012, tomou posse no dia 5 de janeiro do ano passado e de lá para cá, muitas das propostas da chapa “Nova OAB Macaé” já se tornaram realidade, confirmando a promessa de uma atuação mais efetiva em prol dos advogados e da sociedade.
- 2010 foi um ano bastante movimentado, começando já com um caminhão atingindo o muro da nossa antiga sede, um dos fatores que nos motivou a trocar de local, já que o anterior não estava atendendo nossas necessidades. Lutamos também pelo funcionamento das 9h às 18h, já que antes acontecia das 11h30 às 17h – disse a presidente da 15ª Subseção da OAB em Macaé, Andrea Meirelles.
Aliás, a inauguração da nova sede da OAB na cidade, que está funcionando em uma confortável casa de dois andares, na Avenida Agenor Caldas, 581, na Imbetiba, foi um dos destaques em 2010. Agora, a Subseção possui um auditório, dois escritórios compartilhados, duas salas de aula, refeitório, recepção, gabinete da presidência, sala de reuniões, computadores com acesso a internet, impressora e xerox, além estacionamento: “Tudo isso veio a atender às necessidades dos advogados. Mesmo os novos profissionais, os que estejam sem escritório ou os profissionais de fora que eventualmente estejam na cidade, agora possuem um espaço devidamente equipado e pronto a recebê-los”, disse Andrea.
Mas muito antes da inauguração no último dia 14 de dezembro, a diretoria da 15ª Subseção já trabalhava nas mudanças na entidade: “Formamos as comissões, inclusive com temáticas apropriadas aos desafios profissionais da região, já que poucas estavam em funcionamento”, afirmou a presidente Andrea Meirelles, lembrando que estão em funcionamento as comissões de Defesa do Consumidor, Prerrogativas, Direitos Humanos, Eventos e Comemorações, Assuntos Tributários, OAB Mulher, OAB Jovem e de Petróleo e Derivados.
O relacionamento da OAB Macaé com a sociedade também se tornou muito mais próxima em 2010. Isso porque foi lançado o novo portal da 15ª Subseção na internet: “O site é uma das coisas mais interessantes, porque é um canal de comunicação direto para responder a dúvidas, sugestões e reclamações”, pontuou Andrea Meirelles.
Diante de tudo isso, a presidente da 15ª Subseção da OAB considera que o ano de 2010 foi bastante produtivo:
- 2010 foi um ano de construção, em que nos estruturamos e que nos organizamos para fazer um melhor trabalho junto aos advogados e a sociedade.


OAB Macaé investe em Parcerias

O ano que passou foi também de muitas parcerias estabelecidas pelo OAB Macaé. Especialmente no que diz respeito à especialização e qualificação de profissionais da área de direito, como explica a presidente da 15ª Subseção da OAB em Macaé, Andrea Meirelles:

- Uma das propostas da nossa gestão foi melhorar a capacitação dos profissonais de direito da cidade. Por isso, hoje temos um banco de currículos que atende advogados e estagiários para a busca de parceiros. Além disso, em 2010 uma parceria com a Funemac e com a UFF nos permitiu realizar três cursos de extensão nas áreas de licitações, direito ambiental e contrato administrativo.
E o ano de 2011 também será de muitas novidades, com o curso de extensão em Direito Tributário e a negociação para implantação de um curso de pós graduação em Macaé: “Em 2010 éramos 850 advogados e 150 estagiários e devemos chegar a aproximadamente 1000 profissionais, devido aos formandos das duas faculdades da cidade, fora os estagiários. Por isso, a melhora na qualificação é muito importante, não só para o profissional, mas também para a sociedade que terá a sua disposição um serviço de melhor qualidade”, disse Andrea.
E as outras áreas também terão atenção especial: “Em março comemoraremos o Dia Internacional da Mulher, já que temos a primeira presidente mulher, tanto no país quanto na OAB Macaé, e para valorizar as profissionais da advocacia, que hoje ocupam 50% na área. Em abril fechamos parcerias com a UFF para a realização de palestras. Em agosto teremos a Semana Jurídica, além das comissões que continuarão funcionando a pleno vapor para que os cursos passem a ser cotidiano na Ordem”, listou Andrea.


Situação da Justiça

A presidente da 15ª Subseção da OAB em Macaé não deixou de fazer críticas a falta de juízes na justiça da cidade. Tanto que Andrea Meirelles afirma que uma das prioridades da entidade será cobrar providências para solucionar o problema:
- Diferente dos tribunais superiores, a justiça está cada vez pior em primeiro e segundo grau. Temos um déficit de 150 juízes no estado e não há uma previsão de realização de um concurso. Em Macaé estamos empenhados para trazer um juiz titular para a Vara de Trabalho, já que no momento são os juízes da comarca que se revezam para o atendimento, o que prejudica o processo, já que cada um deles faz uma análise diferente. A bandeira da OAB é da “Dignidade já nos Juizados”, que foram criados para funcionar com agilidade e não é isso que se vê.
Andrea ainda afirma que Macaé é uma cidade diferenciada e por isso o volume de processos é muito grande: “Macaé, devido a tudo que envolve o universo offshore, é um município diferenciado, onde há uma demanda enorme. Essa situação no judiciário em primeiro e segundo grau, prejudica, não só os advogados, mas também a quem precisa e recorre à justiça”, finalizou.