Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 18 de Julho de 2022

15ª Subseção promove palestra sobre Relacionamento Abusivo

Em decorrência do crescimento do número de casos de violência contra mulher, uma das formas de mudar esta postura é discutir e conscientizar a sociedade sobre o tema.


Em decorrência do crescimento do número de casos de violência contra mulher, uma das formas de mudar esta postura é discutir e conscientizar a sociedade sobre o tema.

Por isso, neste caminho, a Comissão OAB Mulher da 15ª Subseção OABRJ promoveu, no dia 6 de julho, pelo Instagram @oabmulher_macae, a palestra ‘Relacionamento Abusivo: Sinais desde o Namoro’, com a psicóloga Dayana Rezende.

Na live, a psicóloga abordou os sinais de postura masculina abusiva que desde o namora podem ser percebidas pela mulher e que dão indícios que ela deve se afastar do relacionamento, antes que se transforme em situação de violência contra mulher.

Como Dayana Rezende aprofundou o tema, o frio na barriga, ansiedade, expectativa... enfim, começar uma relação amorosa é prazeroso; porém essa fase pode ser muito diferente para quem já viveu uma relação abusiva:

“O trauma da violência faz com que as vítimas tenham muito medo de se apaixonar e de se entregar novamente para outras relações. E quando se sentem prontas para viver isso, elas ainda precisam lidar com várias lembranças e gatilhos do passado”, relata.

Ainda, segundo a palestrante, o medo de parecer vulnerável e a sensação de não merecer afeto são dois fatores que aparecem nos relatos, como sintomas desse trauma.

A 15ª Subseção OABRJ, por sua Comissão OAB Mulher, parabeniza todos os participantes e reitera que está presente nesta luta.

Contem com a Ordem, sempre!