Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 15 de Julho de 2022

15ª subseção discute abordagem policial aos indivíduos PCD

A Comissão de Segurança pública (CSP) da 15ª Subseção OABRJ e o Centro de Estudos e Ensino em Segurança Pública e Direitos Humanos (UNICESDH) se reuniram de forma virtual, no dia 13/07, para discutir o tema “Abordagem Policial e a Pessoa Com Deficiência: Aspectos Técnicos e Legais.”


Calma e paciência na abordagem policial. A Comissão de Segurança pública (CSP) da 15ª Subseção OABRJ e o Centro de Estudos e Ensino em Segurança Pública e Direitos Humanos (UNICESDH) se reuniram de forma virtual, no dia 13/07, para discutir o tema “Abordagem Policial e a Pessoa Com Deficiência: Aspectos Técnicos e Legais.”

 

Participaram do encontro a presidente da Subseccional, Dra. Ana Agleice, o presidente da CSP, Dr. Ronaldo Linhares, o componente da CSP, Dr. Alexandre Seixas, e os profs. João Alexandre e Carlos Barreto, ambos da UNICESDH.

 

Nas tratativas abordadas na ocasião, foi discutido que o policiamento às pessoas com deficiência deve ser feita com calma e paciência pois, os indivíduos surdos ou com deficiência auditiva, com dificuldade de fala, deficiência intelectual, cegos ou com deficiência visual, ou com transtorno mental podem não reconhecer ou serem capazes de responder às instruções da polícia. Diante disto, as ações inesperadas da pessoa podem ser mal interpretadas por oficiais como atividade suspeita ou ilegal ou entendidas como falta de cooperação.

 

Como reiterou o presidente da CSP, Dr. Ronaldo Linhares: “O treinamento constante tem um papel expressivo como fator capaz de reduzir o uso abusivo da força nos encontros do policial com o cidadão e de melhorar a qualidade do serviço prestado pelo policial de uma maneira geral, aumento o grau de segurança, tanto para o policial quanto ao cidadão, e diminuindo a exposição de ambos ao risco”, afirma.

 

A reunião foi gravada e está disponível nas plataformas:

 

No YouTube: https://youtu.be/ECH21LKLjWE

No Facebook: https://fb.watch/eg1eqOPi-A/

 

 

#segurancapublica #abordagempolicial #abordagemdeproximidade #GuardaCivil #PolíciaCivil #PolíciaMilitar #PolíciaFederal #GCM #PM #PF #OABRJ #segurançapresente #ocorrência #acolhimento #pessoacomdeficiencia #PCD 

 

#pracegover #pratodosverem A imagem mostra fotos dos rostos dos participantes do evento em videoconferência.