Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

Iniciado Colégio de Presidentes em Nova Friburgo

Teve início na noite desta quinta-feira, dia 17, o Colégio de Presidentes das Subseções, que acontece no Hotel Bucsky, em Nova Friburgo


fonte: Da redação das Tribuninhas

17/02/2011 - Teve início na noite desta quinta-feira, dia 17, o Colégio de Presidentes das Subseções, que acontece no Hotel Bucsky, em Nova Friburgo. Na cerimônia de abertura, o presidente da Seccional, Wadih Damous, comentou a escolha da cidade para sediar o evento. "Esse colégio é muito especial, talvez o mais especial que já tenhamos realizado, por força do que aconteceu na Região Serrana. Queremos prestar nossa solidariedade a toda essa área que foi quase dizimada por uma catástrofe ambiental sem precedentes. Temos que acreditar na força da população, por maior que tenha sido a dor. Ainda estamos enterrando nossos mortos, ainda há desaparecidos, mas a vida continua" afirmou ele , relembrando as ações desenvolvidas pela Ordem para prestar auxílio às vítimas. "Em Nova Friburgo provamos que a OAB não é uma instituição que visa só a classe", resumiu.

Uma últimas providências tomadas pela Seccional foi a recente reunião realizada com representes do Ministério Público e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), cujo objetivo era evitar demissões em massa na Região Serrana. Leia aqui a matéria na íntegra.

A ideia de ajudar Nova Friburgo a retomar sua rotina, incentivando a economia e o turismo locais, foi elogiada pelo presidente da 9ª Subseção, Carlos André Pedrazzi, que agradeceu o apoio. "A advocacia sempre esteve firme e atuante em muitas questões importantes no pais. Não agíriamos de forma diferente em relação à catastrófe", declarou. O presidente da OAB/Teresópolis, Jefferson Soares, também comentou o trabalho de suporte às vítimas realizado pela OAB e pela Caarj, assim como a ajuda dos advogados inscritos naquela Subseção. "Todos os colegas, quando convocados, agiram prontamente, trabalhando intensamente no Instituto Médico Legal e no atendimento às famílias. A Ordem não se furtou ao seu papel social", disse ele.

Outro componente da mesa de abertura, o diretor do Departamento de Apoio às Subseções e presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, lembrou que, além da ajuda à Região, um dos principais objetivos do encontro é afinar ainda mais o diálogo com as subseções da OAB no estado. "No último colégio, muito foi discutido, mas queremos fazer mais esse ano. A casa agora está arrumada e podemos nos dedicar a outros temas relacionados ao interior", afirmou ele, citando o processo digital como um dos focos para 2011. "Temos montado aqui, inclusive, um protótipo do que será a central de inclusão digital da OAB/RJ", revelou.

Também participaram da cerimônia o secretário-geral da OAB/RJ, Marcos Luiz Oliveira de Souza, e o tesoureiro da Caarj, Ricardo Menezes.