Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

Seccional presta assistência às vítimas - OAB Macaé arrecada doações para o envio

Seccional presta assistência às vítimas - OAB Macaé arrecada doações para o envio


Tendas para abrigar vítimas das chuvas chegarão nos próximos dias
As milhares de pessoas que perderam suas casas após a tragédia na Região Serrana do Rio receberão, a partir desta semana, tendas como as que foram usadas após o tsunami na Indonésia e o terremoto no Haiti. Cada barraca tem capacidade para dez pessoas e possui equipamentos de sobrevivência, cozinha separada, fogareiro, panelas, talheres, pratos, cobertor, purificador e armazenador de água. Elas serão doadas pela ONG inglesa Shelterbox, que trabalha em parceria com o Rotary Internacional.   

Força-tarefa recuperou OAB/Friburgo
Uma força-tarefa, composta por 30 pessoas, entre funcionários da Seccional e de empresa terceirizada que presta serviços à OAB/RJ, foi a Friburgo neste sábado, dia 17, para efetuar a limpeza e a recuperação da subsede, muito atingida pelas chuvas. Desde então, o local funciona como posto de apoio para advogados.   

Mais doações: equipe da Seccional voltou a Nova Friburgo neste domingo
Na manhã deste domingo, dia 16, diretores e funcionários da Seccional voltaram ao posto de doações em Del Castilho para fazer a triagem do material recolhido para vítimas em Nova Friburgo. No dia de ações pelas vítimas, estiveram presentes o tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira; os presidentes das comissões de Segurança Pública, de Bioética e Biodireito e de Defesa, Assistência e Prerrogativas, Ivan Vieira, Maira Fernandes e Fernanda Tórtima, respectivamente; os conselheiros Carlos Henrique Carvalho e Ricardo Bratjerman; os integrantes da Comissão OAB Jovem Bruno Queiroz e Rhubens Almeida; e o assessora da presidência da Seccional, Rodrigo Graça Aranha.

Central de Atendimento tem dificuldades para fazer contato com colegas
A Central de Atendimento da Seccional e da Caarj conseguiu contato, até o fim da tarde de sábado, com mais de 500 dos cerca de 2 mil advogados dos municípios afetados pelas fortes chuvas. O atendimento aos colegas está prejudicado devido aos problemas na rede de telefonia fixa da Região Serrana. Todas as solicitações dos profissionais estão sendo encaminhadas aos funcionários das subseções. Uma equipe formada por servidores da Seccional e da Caarj também esteve de plantão em Nova Friburgo durante todo o fim de semana para ajudar no auxílio às vítimas.

Voluntários da OAB/RJ salvam mãe e filha de afogamento em Friburgo
Funcionários do Departamento de Apoio às Subseções da OAB/RJ e da Caixa de Assistência dos Advogados (Caarj) salvaram mãe e filha de um afogamento neste sábado, em Nova Friburgo. A equipe, que trabalha como voluntária na entrega de donativos para as vítimas das chuvas, retornava do morro do Ruy, numa área isolada, quando ouviram os gritos de socorro de uma menina de aproximadamente 17 anos.

Micro-ônibus da OAB/RJ é deslocado para levar donativos para triagem
A Seccional destinou um de seus três micro-ônibus, que circulam entre a OAB/RJ e os tribunais, para o transporte dos donativos arrecadados na Caarj e na sede da OAB/RJ. As contribuições estão sendo levadas para o shopping Nova América, em Del Castilho, onde funcionários da Seccional fazem a triagem e a distribuição do que está sendo arrecadado. Assim, como só ha dois ônibus circulando no Centro do Rio, pode haver demora no serviço.

Colegas também podem contribuir com doação em conta bancária
A OAB/RJ criou uma conta corrente no Banco do Brasil exclusiva para recebimento de auxílio para vítimas das chuvas. A agência é 2234-9 e o número da conta, 1000-6.

Coordenados pela OAB/Teresópolis, colegas fazem limpeza dos corpos
O centro da cidade de Teresópolis não foi muito afetado pelas fortes chuvas que atingiram a Região Serrana no início desta semana. Na sede da 13ª Subseção nenhum estrago foi detectado. Poucos foram os advogados da comarca que tiveram prejuízos com as chuvas. Nem por isso os profissionais viraram as costas para as vítimas desta tragédia. Coordenados pelo presidente da OAB/Teresópolis, Jefferson Soares, os advogados se lançaram como voluntários e estão à frente da maioria das campanhas de auxílio às vítimas, trabalhando, inclusive, na limpeza de corpos que chegam ao IML.

Doações arrecadadas nos postos da Seccional e da Caarj são levadas a cidade Nova Friburgo
Parte dos donativos arrecadados nos postos montados pela Seccional foram levados para Nova Friburgo sábado, dia 15. Uma equipe da OAB/RJ visitou o município, acompanhada do presidente da OAB local, Carlos André Pedrazzi, para prestar assistência às vítimas e recuperar a Subseção, muito atingida pelas chuvas e sem condições de funcionamento desde quarta-feira, dia 12.

OAB/RJ e de Teresópolis articulam aquisição de 3 mil barracas de guerra para vítimas
Três mil barracas para guerra, equipadas com fogareiro, panelas, talheres, pratos, purificador e local para armazenar água, além de cobertores, serão instaladas em um terreno a cinco minutos do centro da cidade de Teresópolis para abrigar as vítimas da tragédia. A doação das barracas foi feita por representantes do Rotary Club do Brasil. Em reunião entre o prefeito Jorge Mario e a equipe da Seccional e da 13ª Subseção, ficou acertado que neste terreno a Prefeitura instalará banheiros químicos, um lugar para que as pessoas possam tomar banho e um refeitório. O terreno foi emprestado por um empresário, que também participou da reunião.
A OAB/RJ entrou em contato com o governador Sérgio Cabral para que a entrada das barracas no país, que estão na Inglaterra, seja facilitada devido à urgência.

Dirigentes da Seccional vão a Teresópolis coordenar auxílio a desabrigados
O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj) e diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) da Seccional, Felipe Santa Cruz, os tesoureiros da Seccional e da Caarj, respectivamente, Marcello Oliveira e Ricardo Menezes, o presidente da Subseção da Barra da Tijuca, Luciano Bandeira, e a presidente da Comissão de Bioética da OAB/RJ, Maíra Fernandes, chegaram à cidade de Teresópolis na manhã dsta sábado, dia 15, para prestar assistência às vítimas das chuvas. A Subseção local desde o início da tragédia está atuando como voluntária para amenizar os danos causados pelas fortes chuvas.

Funcionários da OAB/RJ vão a Shopping em Del Castilho fazer triagem de donativos arrecadados
A Seccional mobilizou seus funcionários para a coleta de donativos que está sendo feita no shopping Nova América, em Del Castilho, em benefício a desalojados e desabrigados. As contribuições foram recolhidas em postos montados por um um grupo de entidadade, empresas e instiuições. Além da OAB/RJ, participam a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado, a Unisuam, A Legião da Boa Vontade, o Metrô Rio, a Ancar (empresa responsável pela administração dos shopping Nova América, Downtown, Rio Design, Botafogo Praia e São Gonçalo) e a Castrol - para ajudar as vítimas. Os postos da OAB/RJ vão funcionar a semana toda.

Wadih e Felipe estiveram em Nova Friburgo avaliando os estragos causados pela chuva
Os presidentes da OAB/RJ, Wadih Damous, e da Caarj, Felipe Santa Cruz, acompanhados do tesoureiro da Caarj, Ricardo Menezes, foram a Nova Friburgo, nesta sexta-feira, dia 14, para avaliar os estragos feitos pelas chuvas e organizar assistência às vítimas. Segundo eles, a situação é absolutamente dramática, sendo imprescindível a mobilização da sociedade para ajudar as populações afetadas pela tragédia. Devido ao mau tempo, a visita à Teresópolis, que também estava programada para esta sexta, foi adiada para sábado, dia 15.

Em reunião com Wadih, vice-governador pede doação de água potável
Em Friburgo, o presidente Wadih Damous conversou com o vice-governador do estado, Luiz Fernando Pezão, sobre o socorro às pessoas atingidas. Na ocasião, Pezão reiterou a necessidade de que a população colabore com donativos e pediu especialmente doação de água potável, que já começa a faltar nas regiões atingidas. A OAB/RJ e a Caarj, em parceria com a LBV, já recolheram 25 mil litros de água, que foram entregues em Nova Friburgo 

Justiça atende a pedido da Cdap e suspende prazos nas regiões atingidas
A pedido da Cdap da OAB/RJ, o Judiciário suspendeu a contagem de prazos nos municípios de Nova Fribrugo, Teresópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Cordeiro, Trajano de Moraes, Cantagalo, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Bom Jardim e Duas Barras.

Seccional suspende cobrança de anuidades de colegas vítimas das chuvas
Foi suspensa a cobrança da anuidade para os inscritos nas subseções em áreas atingidas pelas enchentes e deslizamentos até que a situação se normalize.

Wadih quer lei que puna governantes omissos na prevenção de tragédias
O presidente Wadih Damous vai propor à bancada federal do estado a apresentação, para ser votada em regime de urgência no Congresso, do projeto para uma Lei de Responsabilidade Social. Ela punirá integrantes do Executivo - nos planos federal, estadual ou municipal - que não adotem políticas para a prevenção de tragédias como a da Região Serrana. Se aprovada, a lei responsabilizará, inclusive criminalmente, autoridades do Poder Executivo negligentes na prevenção de tragédias climáticas.

Seccional e Caarj tentam contato com advogados das regiões prejudicadas
A OAB/RJ e a Caarj, por meio da Central de Atendimento, estão entrando em contato telefônico com todos os advogados residentes nas regiões afetadas pelas recentes chuvas. O objetivo é ter um quadro preciso da situação dos colegas e saber o que pode ser feito para auxiliá-los. Nos locais em que o sistema de telefonia fixa ainda não voltou a funcionar, o contato está sendo feito por meio de celulares.

Decisão judicial permite sepultamento de corpos sem identificação
A Seccional e a OAB/Nova Friburgo, em conjunto com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Polícia Civil, assinaram uma Deliberação Conjunta cujo objetivo é permitir o sepultamento de corpos sem identificação em Nova Friburgo, desde que, previamente, seja feita a coleta de material que contenha DNA. A medida de urgência foi tomada porque o Instituto Médico-Legal da cidade não dispõe de estrutura para armazenar todos os corpos das vítimas. Até o momento, mais de 500 corpos foram encontrados em toda a região.

Presidente de comissão da Subseção de Nova Friburgo perde parentes
O colega Samuel Guerra, presidente da Comissão de Esporte e Lazer da OAB/Nova Friburgo, Samuel Guerra, perdeu na tragédia a filha, de 13 anos, a mãe, uma tia e uma sobrinha, além de um amigo da família. Wadih, Felipe Santa Cruz e Ricardo Menezes estiveram presente nos velórios.


 



Desconto para Novos Advogados

Entidades Credenciadas para Estágio

Benefícios CAARJ e OAB-RJ

Eixo BEM-ESTAR em Macaé