Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

OAB/RJ vai apoiar filme sobre a vida de Sobral Pinto

Reconhecido publicamente como um dos maiores juristas brasileiros da história e um ferrenho defensor dos direitos humanos, Heráclito Fontoura Sobral Pinto será tema de filme a ser financiado com o apoio da OAB/RJ.


OAB/RJ vai apoiar filme sobre a vida de Sobral Pinto

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
Reconhecido publicamente como um dos maiores juristas brasileiros da história e um ferrenho defensor dos direitos humanos, Heráclito Fontoura Sobral Pinto será tema de filme a ser financiado com o apoio da OAB/RJ. Nesse sentido, foi assinado nesta terça-feira, dia 24, pelos presidentes da Seccional, Wadih Damous; da Caarj, Felipe Santa Cruz; e pelos produtores Augusto Casé e Paula Fiuza - que também é a diretora do longa. O acordo garante, além de ajuda financeira, acesso dos produtores a todo o centro de documentação e pesquisa da Seccional.
 
Para Wadih, a iniciativa vai ao encontro das atuais diretrizes da Ordem, que recentemente homenageou o centenário de nascimento do criminalista Evandro Lins e Silva. "A ideia se integra perfeitamente ao nosso projeto de preservação da memória. Não poderíamos nos furtar a colaborar", afirmou. Ele destacou, ainda, a representatividade do jurista. "Além de ser um grande vulto da advocacia nacional, Sobral Pinto teve uma atuação marcante na defesa de presos políticos durante a ditadura militar. É fundamental valorizar a imagem dos advogados por meio de grandes personagens do Direito e homenagear um exemplo a ser seguido pelas novas gerações", completou.
 
Além de produtora e diretora do filme, Paula é neta de Sobral Pinto, que, se fosse vivo, estaria perto de completar 120 anos. Para ela, este resgate histórico é de suma importância. "É um personagem esquecido, apesar de necessário, que teve uma vida sempre pautada por valores éticos. O atual momento do país requer pessoas e instituições respeitáveis", declarou. Casé também se mostrou entusiasmado com a ideia. "Temos um vasto material de pesquisa. Estamos muito empolgados com o encaminhamento do projeto e vamos tentar superar es expectativas depositadas em nós", finalizou.