Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

Subseções: Novo presidente da Afat assume dia 2 de fevereiro

Marcelo Gomes Cruz assume dia 2 de fevereiro a Presidência da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat), em substituição à Flávia Garcia, conselheira da OAB de Niterói. A cerimônia será realizada, às 18h, no auditório da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio


Novo presidente da Afat assume dia 2 de fevereiro

Fonte: OAB Niterói informa
Marcelo Gomes Cruz assume dia 2 de fevereiro a Presidência da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat), em substituição à Flávia Garcia, conselheira da OAB de Niterói. A cerimônia será realizada, às 18h, no auditório da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio. Atualmente, Marcelo exerce o cargo de vice-presidente da Afat e representa a OAB de Niterói junto à Justiça do Trabalho. O presidente da OAB de Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, já confirmou a presença na cerimônia.

Em entrevista ao repórter Luiz Carlos Tavares, do jornal da OAB de Niterói, Marcelo Gomes disse que vai buscar um melhor relacionamento entre advogados trabalhistas e o TRT, comungando com a política da presidente, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, que quer voltar os olhos para as varas do interior.

Segundo ele, “a Afat vai direcionar suas ações aos colegas de outros municípios que há muito tempo ficaram esquecidos” e mostrou-se preocupado com a implantação do processo eletrônico no Judiciário trabalhista, porque, para ele, muitos advogados ainda têm dificuldade em usar o computador.

"É uma novidade, mas ninguém sabe como o processo eletrônico será aplicado. Outro ponto é com relação à nova diretriz de execução trabalhista que visa dar maior celeridade ao processo e a certidão de crédito trabalhista é um avanço muito importante que tem dado até bons resultados", comenta.

Marcelo Gomes Cruz diz que a Afat vai lutar pela instalação imediata da segunda VT em Itaboraí, porque o município está à beira do caos com a construção do Comperj. "Vamos nos reunir com a presidente do TRT-RJ para tratar da descentralização da JT em São Gonçalo com a 4ª vara localizada em outro prédio, distante das demais, o que prejudica os advogados", lembrou.

De acordo com Marcelo Gomes, em Campos está havendo uma demanda muito grande de ações trabalhistas do novo estaleiro em São João da Barra. "A desativação do posto avançado de Rio das Ostras, que agora pertence a Cabo Frio, faz com que o colega de Casimiro de Abreu tenha que viajar cerca de 200 quilômetros para entrar com uma ação, quando poderia ser feito nas VTs de Macaé que são mais próximas. Existem problemas também em Volta Redonda", reclama.

O presidente eleito da Afat, diz que vai atualizar o estatuto da entidade fundada em 1968. "Os diretores e conselheiros estão empenhados nessa mudança. A partir de março vamos ter serviço social para os associados e emitir novas credenciais. O nosso site será todo reformulado e o jornal voltará a circular por meio eletrônico e impresso", anuncia.

A Diretoria é integrada por Cláudio José Rocha de Assumpção (vice-presidente), Cristina Targino Paiva (secretaria-geral), Waltair Costa de Oliveira (tesoureiro), Alessandra Moreira Barroso (social), Maria Aparecida Nazaro (comunicação) e José Carlos Vidal (cultura).
 
O conselho é constituído por Pedro Gomes Oliveira, Alex Pereira Chagas, Rosilene de Moraes Alonso, Roberto Fernandes de Figueiredo, Denilson Quintanilha, Etiene Felix Correia Rufino, Rodrigo Otávio da Cunha Freitas Sá, Paulo Roberto Elias Ranzeiro e Marcelo Mendes Jorge Aidar.