Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

Cerimônia emocionante marca centenário de Evandro Lins e Silva

Grandes nomes da advocacia e da sociedade, das mais variadas gerações, reunidos em homenagem a um dos mais notáveis criminalistas da história do país.


Cerimônia emocionante marca centenário de Evandro Lins e Silva

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
Grandes nomes da advocacia e da sociedade, das mais variadas gerações, reunidos em homenagem a um dos mais notáveis criminalistas da história do país. No dia que marca seu centenário, 18 de janeiro, Evandro Lins e Silva teve sua memória celebrada na sala que leva o seu nome, na sede da Seccional.

“Em Evandro Lins e Silva estavam reunidas diversas qualidades que formam, além de um grande advogado, um grande homem”, iniciou o presidente da OAB/RJ, lembrando que o jurista não se acovardou por ter, como magistrado, um posicionamento contrário ao regime ditatorial: “Evandro foi aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) por não concordar com as medidas do governo. E isso muito nos honra, como advogados”.
Neto do jurista recebe placa em homenagem ao avô das mãos de Wadih
Conselheiro da OAB/RJ e neto do criminalista, Ranieri Mazilli Neto lembrou as ideias socialista do avô, que foi um dos fundadores da Esquerda Democrática, e sua enorme vocação para o direito: “Ele era uma advogado incomparável. Conseguia enxergar nos autos dos processos coisas que para nós, simples mortais, ficam simplesmente ocultas”. Ranieri recebeu, das mãos de Wadih, uma placa em homenagem a Evandro. No final do evento, outra placa comemorativa à data seria inaugurada na parede do plenário.

O discurso sobre a vida do jurista ficou a cargo do amigo e ex-presidente do STF Sepúlveda Pertence, que fez uma intervenção emocionante, brindando a plateia com histórias bem humoradas sobre Evandro.
 
“Evandro é um marco divisor da oratória forense. Além disso, seus anos de militância no Tribunal de Segurança Nacional ainda revelariam duas virtudes essenciais para a profissão: sua coragem moral e a tolerância que o fez defender, com a mesma dedicação, os perseguidos de esquerda próximos de seu ideal socialista, mas também os integralistas e até acusados de espionagem nazista”, relatou Pertence.
Sepúlveda Pertence concede entrevista antes do início do evento
Além dos filhos e netos, estiveram presentes ao evento grande parte da diretoria da Seccional, presidentes de comissões e de subseções e figuras como o ex-presidente do Conselho Federal Eduardo Seabra Fagundes; os ex-presidentes do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) Benedito Calheiros Bonfim, Ricardo Lira, Celso Soares e Marcelo Cerqueira; os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro marco Aurélio Bezerra e Claudio Tavares, além de representantes de várias instituições da classe. Também compareceu à homenagem Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira de Letras, instituição que teve Evandro como membro.
 
A mesa foi composta, além de Wadih e Ranieri, pelo vice-presidente da Seccional, Sérgio Fisher, pelo secretário-geral, Marcos Luiz de Souza, pelo tesoureiro, Marcello Oliveira, pelo presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos e pelo presidente do IAB, Fernando Fragoso.